Curió

05:16 Postado por Geremias Pignaton

O curió é uma ave passeriforme da família Emberizidae, cujo nome científico é "Sporophila angolensis". Mede em torno de 13 cm, tem o dorso, asas, cabeça e cauda negros e peito e ventre marrom vinagre escuro. A fêmea é toda marrom vinagre, sem as partes pretas do macho. Alimenta-se basicamente de sementes, sobretudo de capim navalha, a popular tiririca. Por isso, gosta de habitar em brejais, onde abundam essas ervas. Alimentam-se também de insetos.
Essa espécie é (era) encontrada em toda a América do Sul, com exceção do Chile e do Uruguai. Presente também do México ao Panamá. No Brasil é ( era ) encontrado em praticamente todos os estados.
Vive isolado ou aos casais, podendo formar bandos.
Espécie muito caçada por aficionados pelo seu canto. Um dos pássaros mais populares entre os criadores de pássaros de gaiola. Muitos culpam essa atividade como a principal causa do desaparecimento da espécie do habitat natural. Eu acho que a atividade contribuiu, mas a principal culpada, como sempre nesses casos, é a destruição do meio ambiente natural. O desmatamento, o uso de herbicida e o fim da semente preferida pela espécie, tornou-a quase inexistente.
Se os gaioleiros, a princípio, ajudaram a acabar com a espécie, agora, são importantíssimos na luta pelo repovoamento.
Em Ibiraçu e região, no meio do século passado, década de 40, 50 e até o meio da década de 60, essa espécie era abundante nas nossas matas e capoeiras.
Como aconteceu com o canário da terra, penso que, em breve, essa espécie voltará fortalecida ao nosso convívio. Breve encontraremos curiós cantadores nos nossos brejais.
Não gosto de pássaros presos, mas meu pai sempre teve seus passarinhos. Sempre tivemos um curió cantador na minha casa quando eu era criança.
Este post é uma homenagem a Irineu Natale Cera, falecido semana passada, grande apreciador desse pássaro.

0 comentários: