Tesoura

03:18 Postado por Geremias Pignaton

Credito da foto: http://ednene.files.wordpress.com/2008/12/beija-flor-tesoura.jpg

Eupetonema macroura é o nome científico desse beija-flor da foto. É o mais comum de todas essas aves. Habita todo o território brasileiro com exceção da Amazônia. Adapta-se muito bem ao ambiente urbano e à proximidade do homem. Tem vários nomes populares, beija-flor-tesoura é o mais comum.
Vimos, no primeiro post desta seção, que o beija-flor não é um pássaro, é uma ave da ordem Apodiforme, da família Trochilidae. Apodiforme, grosso modo, significa sem pé. Na verdade os beija-flores têm uma perna atrofiada, sem fêmur, que eles utilizam apenas para pousar. Eles são incapazes de andar no chão. Apenas uma espécie dos Andes possui essa capacidade.
O Beija-flor-tesoura é um dos maiores beija-flores existente. Mede cerca de 19 cm - da ponta do bico à ponta do rabo. Seu rabo em forma de tesoura, sua principal característica, tem quase dois terços desse tamanho. Apresenta coloração azul escura na cabeça e no pescoço e o restante do corpo é verde cintilante.
Os beija-flores são todos acelerados. Voam aceleradamente, batem as asas muitas vezes por segundo. Consomem, para isso, muita energia tirada do néctar das flores. A maioria consome diariamente uma quantidade muito maior que seu peso.
Uma das características do beija-flor-tesoura é sua agressividade. Ele combate qualquer concorrência por alimento na vizinhança de seu pouso predileto.
As fêmeas são um pouco menos coloridas que os machos e elas cuidam sozinhas dos filhotes.
O ninho tem forma de tigela e é confeccionado com fibra macia, algodão ou paina, e trançado usando-se fios de teias de aranhas. De dois a três filhotes.
O canto dos beija-flores são todos muito parecidos, levando-se em conta a percepção humana. São piados curtos e rápidos, muitas vezes emitidos durante o voo rápido. É comum, no pouso, em descanso, eles emitirem chilreados embolados, baixinhos e longos.
Aproveito para falar de todos os beija-flores enquanto abordo este, por ser a nossa espécie mais comum.

1 comentários:

  1. Lucia Gouveia disse...

    Aqui em casa, fomos agraciados com este presente. O beija-flor-tesoura, fez seu ninho no nó dos fios do varal que fica bem pertinho das telhas da varanda.Eu ví quando estavam construindo o ninho. Depois disso, já perdi a conta de quantas vezes voltaram para chocarem seus ovinhos. Cada vez que voltam, saem dois bebês lindos, e a beija-flor mamãe é mesmo muito cuidadosa, ela não deixa nenhum outro pássaro se aproximar de um pé de fruta-do-conde que tem nas proximidades do ninho, agora sei que é para defender o alimento de seus filhotes. Certa vez, um bebê saiu antes da hora do ninho, não sei se caiu ou se se aventurou, cuidei de longe para que nenhum predador o matasse e em seguida a mamãe voltou e não sei como, pq eu não vi, levou-o para o galho mais alto do pé de fruta e continuou cuidando dele, alimentava-o e depois ia pro ninho alimentar o que ficou...Gostei de saber mais sobre este pássaro. Obrigada, continue nos esclarecendo.