A Revolta de Haymarket

03:28 Postado por Geremias Pignaton

Os trabalhadores de várias partes do mundo estavam insatisfeitos com a jornada excessiva. Chegavam a trabalhar 14 horas por dia.
Em 1886, em Chicago nos EUA, começaram em 1º de maio uma manifestação pela fixação da jornada em 8 horas com decretação de greve geral no país. Em 3 de maio, numa pequena manifestação, a polícia matou alguns manifestantes. Em 4 de maio, numa imensa manifestação para protestar pelas mortes do dia anterior, explodiu uma bomba que matou 7 policiais. Esses acontecimentos ficaram conhecidos como A Revolta de Haymarket.
Em junho 1889, na segunda reunião da Internacional Socialista, realizada em Paris, resolveu-se criar um dia de luta pela jornada de 8 horas e escolheu-se o dia 1º de maio de todo ano para isso, em alusão a Haymarket.
Em 1891, no norte da França, numa manifestação em 1º de maio, dez trabalhadores foram mortos, criando-se ainda maior vínculo com a data.
Só em 1919, o senado francês aprova as 8 horas de jornada e cria um feriado nacional em 1º de maio para o Dia do Trabalhador.
Hoje, grande parte dos países comemoram a data.
Esse foi um feriado surgido da luta verdadeira dos trabalhadores.
Você, leitor do blog e trabalhador, como estão suas relações de trabalho? Acaso você não está sendo explorado? Não se deixe explorar! E preste atenção nas próximas eleições. Tem muita gente querendo reduzir os direitos dos trabalhadores. Décimo terceiro, férias de 30 dias, aposentadoria... Para eles tudo isso é regalia adquirida. Eles estão doidinhos para voltar a carga.

2 comentários:

  1. O Fiscal disse...

    eu não estou sendo explorado mas hoje vi os garis que trabalham no caminhão que recolhe o lixo trabalhando sem luvas com as mãos em contato direto com o lixo. estão colocando os funcionario em grande risco de contaminação. imagine se um gari deste denunciar ou se recusar a trabalhar sem o equipamento de proteção. mas o fiscal denuncia por ele. isso é um crime contra um pobre coitado e uma falta de respeito com o trabalhador

  2. Geremias Pignaton disse...

    Fiscal porreta! Fiscaliza com responsabilidade, sem partidarismo. Muito bem!