Instituições Democráticas

04:21 Postado por Geremias Pignaton

Segunda-feira passada, o candidato José Serra deu entrevista à rádio CBN. Nessa estrevista, Serra iniciou críticas à equipe do Banco Central. Foi contestado pela jornalista Mirian Leitão que defendeu a equipe. Aí, iniciou-se um bate-boca entre os dois. Serra, visivelmente irritado, disse que não é contra a independência do BC, mas eles não são a Santa Sé que, por dogma, não pode ser contestada.

Ouvindo essa discussão cheguei a conclusão que o pessoal do PSDB e do DEM, se eleitos, terão muita dificuldade de lidar, depois de oito anos afastados do poder, com algumas instituições que evoluíram muito nesse período. Não falo isso para enaltecer o governo Lula. Acho que essas instituições evoluíram independentemente do governo. Foi a própria evolução da democracia brasileira.

Destaco três instituições que deram um salto. O Banco Central, a Procuradoria-Geral e a Polícia Federal.

O Banco Central viveu oito anos de total independência. Lula chegou a escalar o Vice, José Alencar, para bater neles, mas o Meirelles soube separar as coisas e conduziu muito bem. Verdade que com o Armínio Fraga, no final do governo FHC, já teve uma atuação assim. Coisa que não podemos dizer das gestões anteriores nas quais o Malan, ministros da fazenda, era quem lá mandava.
O Ministro da Justiça, Tomás Bastos, deu muita liberdade de ação à Polícia Federal. Coisa não ocorrida antes com os ministros da justiça políticos do governo FHC. O Tarso Genro, no mandato seguinte do Lula, teve que aceitar isso e a nossa briosa PF vem, dia após dia, apresentando seu trabalho cheio de êxito à população.
Com relação à Procuradoria-Geral da República, não vamos nos alongar. O Brindeiro, procurador geral de todo período FHC, ficou conhecido como engavetador geral da república. Mandava tudo para baixo do tapete. Na gestão Lula, figurões do PT, só para citar um exemplo, estão sendo processados no STF depois de denúncia pesada daquele órgão.

Serra tem que ter cuidado ao criticar esses órgãos importantíssimos para o caminhar democrático deste nosso querido Brasilzão.

0 comentários: