A hora e a vez de Aécio

03:26 Postado por Geremias Pignaton

Com o crescimento de Dilma, os tucanos e a oposição voltam-se para Aécio Neves. Querem o ex-governador mineiro como vice de Serra. Pode ser um paliativo, pode dar umas duas semanas de respiro ao Serra, pode voltar toda a mídia para a campanha por uns dias, ganhar uns, no máximo, 5 pontos momentâneos nas pesquisas, mas não vai resolver o problema.
Aécio, para mim, deveria ser o adversário de Dilma. Ele encarna mais o espírito desta eleição do que Serra. Ele foi menos oposição a Lula, chegou a desenhar uma aliança com o presidente, ensaiou uma saída do PSDB, mas, por situações paroquiais mineiras, continuou no ninho tucano. Aécio incorporaria muito melhor este discurso serrista de que Lula é bom mas não é o candidato.
Aécio não foi o candidato por dois motivos: domínio paulista no PSDB e as pesquisas iniciais favoráveis a Serra.
Existe um crise de identidade crônica nos tucanos. Eles nunca são e nem deixam de ser. Agora, nesta eleição, eles querem bater mas têm medo que os 80% de popularidade de Lula caiam sobre eles. Tentam achar um meio de bater em Dilma, livrando Lula. Não vão conseguir! Lula e Dilma estão tão agarrados que é impossível elogiar ou bater num sem atingir o outro.

0 comentários: