Coró-Coró

15:38 Postado por Geremias Pignaton



A ave aí da foto é o coró-coró. O nome deriva da onomatopeia do canto. Ave pertencente à família dos Tresquionitídeos, aves que têm bico em forma de foice, parente da Curicaca - já abordada por mim nesta seção do Blog -, em alguns lugares do Brasil é também chamada de curicaca parda. É a única espécie da família que habita regiões de florestas. Sua plumagem é verde escura, em algumas regiões do corpo é verde esmeralda. Devido a esse verde, é conhecida em inglês como "green íbis". Muito arisca, quase sempre é vista de longe e têm-se a impressão que é preta. Seu nome científico é Mesembrinibis cayennensis e pode ser encontrada, do Panamá para baixo, em quase todos os países da América. No Brasil está presente em todas as regiões. Estou escrevendo sobre ela hoje porque quando fui alimentar uns peixinhos que tenho num pequeno tanque aqui na chácara, assustei-me com uma dessas que, também assustada, voou de perto de mim emitindo seu rumor característico. Ela é uma ave grande de cerca de 58 centímetros e voa com grande barulho de asas e o seu canto de alarde:CróCróCróCró! Canto que você pode ouvir clicando no linkhttp://www.xeno-canto.org/browse.php?query=mesembrinibis+cayennensis

0 comentários: