Turismo

03:08 Postado por Geremias Pignaton


O site da prefeitura www.ibiracu.es.gov.br noticia que o município participará, de 18 a 21 de março, no Centro de Convenções de Vitória, do "Expotur - Salão do Artesanato e do Turismo do Espírito Santo".
O texto do post diz: "Ibiraçu apresentará aos visitantes o seu artesanato e agroturismo, que tem como principais produtos os defumados, banana passas, geleias, conservas e outras especialidades da terra, além de seus tradicionais pastéis com caldo de cana em suas paradas ao longo do trecho da BR-101 que corta o município".
Diz mais: "O município também vai levar para o Salão de Turismo o circuito "Caminhos da Sabedoria", de peregrinação espiritual, que procura preservar o caminho pelas igrejas e capelas, unindo-se à história da imigração italiana - que deu origem a diversas igrejas e capelas da região - e também de caminhada ecológica, seguindo as diretrizes das duas religiões (budismo e cristianismo) frente à preservação ambiental, com infinitas belezas naturais e muita hospitalidade por parte dos moradores da região".
Depois de três anos, esse projeto "Caminhos da Sabedoria", que aliás me agrada muito na sua concepção, é mera peça de ficção. Não existe nada realizado a não ser a ideia.
O que temos de agroturismo no município é o empreendimento dos Lombardi, uma iniciativa privada de sucesso e que ganhou um plus com o asfaltamento da estrada.
Temos ainda um grande potencial nas localidades de Pedro Palácios, Rio da Prata e Picuã, que também ganharam estrada asfaltada.
Nosso poderosíssimo líder está há três anos na Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo. O que nossa cidade ganhou com isso? Qual projeto foi implantado?
Gosto muito da ideia do projeto "Caminhos da Sabedoria", mas para viabilizá-lo é necessária a participação da sociedade. O povo de Ibiraçu desconhece isso.
Para ilustrar como se encontra o projeto, os organizadores poderiam divulgar no evento a foto da Igrejinha de Nossa Senhora das Graças, que faz parte do roteiro do projeto "Caminhos da Sabedoria" e está abandonada, quase destruída, no meio do pasto, lá em Taquarassu, na propriedade da família da prefeita e do secretário de turismo.

3 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Caminhos da Sabido-ria.

  2. Anônimo disse...

    Por falar em turismo, fiquei indignado quando nesta quarta-feira 10/03 soube que o nosso representante da (igreja católica)regiao norte/noroeste , celebrando uma missa naquela regiao,falou descaradamente que seu cantidato a Dep. federal e o Secretario de Turismo.Poooode!!!!Sabido-ria....

  3. Anônimo disse...

    Enquanto o Bispo pede votos para o secretÁrio de Turismo durante uma missa lá pelo norte do estado,ele é vaiado na cerimonia de lançamento das obras do Kleber Andrade,quando foi anuciada sua presença.Teve até autoridade que fez cara feia.Ah1 coitado...(publicado no pornal A Gazeta deste domingo 14/03 na página 04 coluna Victor Hugo - CONSTRANGIMENTO