Caga-sebo

02:42 Postado por Geremias Pignaton



A cambacica é um pássaro muito bonito e barulhento. Apesar do tamainho - pouco mais de 10 cm - emite um canto que chama muito a atenção. Seu nome científico é "Coereba flaveola" e ela recebe muitos nomes populares Brasil afora: mariquita, cabeça-de-vaca, sebito, papa-banana, sebinho. Aí, em Ibiraçu, a chamamos de caga-sebo. Alimenta-se de frutas, néctar e pequenos insetos. Adora bananas, tanto que em Inglês seu nome é Bananaquit. Vive do México para baixo em toda a América. Existe em todos os países da América do Sul, com exceção do Chile. No Brasil, está presente em todo o território, com exceção de algumas áreas de densas florestas na Amazônia. Vive solitária ou aos pares na época da reprodução. Fêmeas e machos são idênticos. É muito agressiva, sendo comum presenciarmos brigas entre indivíduos acabarem agarradas no chão. Na minha casa, aqui em Brasília, elas brigam com o reflexo nas vidraças das janelas. Curiosamente, constroem dois ninhos, um para a reprodução, feito pelo casal, e outro construído solitariamente para e descanso e para o repouso noturno. Normalmente o ninho para descanso é feito pendurado na ponta de um galho, funcionando como um saquinho de dormir.
Na primeira foto acima, ela aparece numa helicônia - bananeirinha de jardim -, flor da qual ela adora sugar o néctar. Quem quiser ouvir o maravilhoso canto clique http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=coereba+flaveola.

4 comentários:

  1. nosotros.es disse...

    Olá, tenho um casal de caga sebos fez ninho na minha casa (no meio da minha biblioteca) um dos passarinhos morreu e ficou no ninho. hoje eu tirei porque o único sobrevivente só fazia que se jogar do ninho.agora os pais nao vem e eu tenho que alimentar ele. O QUE É QUE EU FAÇO? O FILHOTE COME O QUÉ?

    aguardo impaciente as respostas.

    Muito obrigada


    Laura

  2. Geremias Pignaton disse...

    Laura, acho difícil que você consiga criar esse filhotinho. Você pode tentar, vale a pena. Esses pássaros se alimentam de nectar, frutas e pequenas porções de proteínas. As lojas de produtos veterinários têm um alimento para oferecer a beija-flores. Acho que isso seria o ideal. Se você não encontrar, tente uma água com açúcar. ///Cuidado para não dar a solução fermentada. Prepare na hora.

  3. Anônimo disse...

    é eu tenho 2 dos bebedouros pra eles com néctar é totalmente melhor pois tem todas proteínas certas para eles e é bem legal porque junta vários passarinhos agora tente compra um bebedouro e ve se ele bebe se não beber tenta ver se tem uma mamadeira pra passarinho.

  4. Liliana disse...

    To criando dois filhotes e tenho dado uma papinha que comprei na loja de ração. É do laboratório Alcon e serve para diferentes raças de passaros. Dou com a seringa a olhometro mesmo, sempre de olho no papo pra nao ficar muito cheio. E umas gotinhas de agua na seringa de vez enquanto também.