Brasília 50 anos - A visão de Dom Bosco

17:31 Postado por Geremias Pignaton

Dom Bosco foi um religioso católico fundador da ordem Salesiana. Ele morreu em Turim, na Itália, sua terra natal, em 1888. O que ele tem a ver com Brasília?
Dom Bosco tinha sonhos que ele chamava de visões proféticas. Em 1883 teve uma dessas visões que falava de uma nova civilização que surgiria com a construção de uma cidade, entre os paralelos 15 e 20, no hhemisfério sul, ao lado de uma cadeia de montanhas e perto de um lago, "...aparecerá neste sítio a terra prometida, donde fluirá leite e mel".
Se estudarmos geograficamente a visão de Dom Bosco, podemos localizá-la até na Bolívia, mas para reforçar as ideias de JK nos anos 50, o governador de Goiás levantou essa visão profética e deu um toque místico aos planos do presidente de construir Brasília.
Jura-se, de pés juntos, que Brasília é a cidade do sonho de Dom Bosco. O sonho falava em quarta geração. Contando cada geração 20 anos, dá certinho a década de cinquenta, anos em que Brasília seria construída.
Era o que faltava a JK, além da vontade política, uma predestinação profética.
Deve vir daí todo o misticismo que existe hoje aqui na nossa capital. Brasília é uma das cidades mais ecléticas do mundo. Aqui tem crente para tudo.

0 comentários: