Gavião-caboclo

04:09 Postado por Geremias Pignaton


Neste carnaval, em Rochedo de Minas, fiz umas caminhadas diferentes para me exercitar. Normalmente, gosto de caminhar pelas estradas das roças. Como havia muita poeira, caminhei pelos pastos, nos morros daquela região. Enquanto caminho, além do exercício, divirto-me observando as aves.
Encontrei lá uma das aves mais fascinante de nossa fauna, o gavião-caboclo. Sua coloração ferrugínea é ímpar. Suas penas pretas nas asas e cauda contrastam de forma belíssima com a coloração de ferrugem. Seu voo é incomparável. Quando assustado em seu pouso, ele voa para longe e começa a circular até encontrar uma corrente de ar quente ascendente. Aí, ele plaina, atingindo uma altura vertiginosa. De lá de cima, observa seu novo pouso em segurança e desce com as asas fechadas como uma flecha.
Quando alcança uma considerável altura, devido o contraste da luz, ele pode ser confundido com um urubu.
Mede 55 centímetros e tem nome científico de Buteogallus meridionalis, Savannas Hawk em inglês. Vive na América desde o Panamá até a Argentina. Sempre encontrado nos campos e em ralas florestas. Vive solitário ou aos casais na época da reprodução, de setembro a novembro. Também conhecido nas diversas regiões do Brasil pelos nomes casaca-de-couro, gavião-fumaça, gavião-telha, gavião-puva e gavião-tinga.
Seu canto é bastante característico dos falcões e pode ser ouvido no link http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=buteogallus+meridionalis

1 comentários:

  1. Willian Menq disse...

    A espécie que esta em vôo na foto é o Gavião Belo [Busarellus nigricolis] e não o Gavião Caboclo

    Abraços
    willian MenQ
    www.avesderapinabrasil.com