Sanhaços

02:31 Postado por Geremias Pignaton






Os sanhaços são uma das aves mais conhecidas do Brasil. Habitam todo o território brasileiro, com exceção de pontos da floresta amazônica.
Muitos pássaros recebem o nome popular de sanhaço por este país afora, mas esses das fotos são os mais abundantes e mais conhecidos.
A diferença entre eles é sutil. Na verdade, o tamanho é o mesmo e as cores são ligeiramente diferentes. Se olhados de encontro à luz, parecem o mesmo pássaro. Têm hábitos alimentares muito parecidos. Alimentam-se basicamente de frutas, podendo também comer insetos e pequenos moluscos.
Pertencem à família Thraupídea e ao gênero Thraupis, sendo o primeiro da espécie Palmarum, o segundo da espécie Sayaca e o último da espécie Cyanoptera. Portanto, o nome científico é, respectivamente, Thrupis palmarum, Thrupis sayaca e Thrupis cyanoptera; e os nomes vulgares, sanhaço verde ou sanhaço do coqueiro, sanhaço cinzento ou do mamoeiro e sanhaço azul. O último é um pouco mais raro, sendo muito confundido com o segundo.
Não vou descrever mais detalhes dos hábitos dessas aves porque são muito conhecidos e facilmente observáveis. Apenas gostaria de destacar que o primeiro, sanhaço do coqueiro, é mais agressivo e valente que os outros dois.
Assim como tudo nelas, o canto também é muito parecido. O do sanhaço do coqueiro é mais rasgado, chiado e alto. O dos outros dois é mais assobiado, levemente mais baixo. Vai aí o link com o canto do sanhaço do coqueiro ou sanhaço verde http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=thraupis+palmarum

1 comentários:

  1. pacato disse...

    alguem pode me enformar se hà possibilidades de cruzar o sanhaço do coqueiro com sanhaço azul?