Prestação de contas - Gastos setorizados

02:33 Postado por Geremias Pignaton


Fiz algumas fotos durante a prestação de contas das imagens mostrada por um datashow num telão. Algumas saíram boas, outras nem tanto. Se clicar sobre a foto o leitor poderá ampliá-la e ver os índices constitucionais. Ou seja, a prefeita demonstrou que o município, no ano passado, cumpriu as exigências legais quanto aos gastos com saúde, educação e com pessoal. Gastou 18,47% com saúde, 25,91% com educação e 46,15% com pessoal.
Eu fiz outra leitura que merece muita atenção dos cidadãos do município. Esta minha opinião não tem caráter político.
Vocês somaram os três números? Dá um total de 90,53%. Sobram 9,47% para todo o resto, inclusive para investimento.
Podemos pensar, se educação e saúde vão bem, noventa por cento vai bem. Concordo! Mas não temos nenhuma capacidade de investimento com recursos próprios.
Se não podemos tirar de saúde e educação, só nos resta pessoal. Gastamos, pelos números da prefeita, mais de 8 milhões com pessoal por ano. Se quisermos ser um município viável, temos que começar, e logo, a reduzir gastos com pessoal. Acho que deveríamos reduzir isso para um número próximo de 30%. Se possível, até mais baixo.
Isso deve ser feito aos poucos e com a participação de todos. Prefeita, vereadores, servidores e o povo. Deve ser feito visando umas três administrações futuras.
Sem isso, nossos prefeitos dependerão sempre de andar por Vitória e Brasília com o pires na mão, se quiserem fazer umas obrinhas.

0 comentários: