Crucifixo haitiano

04:53 Postado por Geremias Pignaton

Não demorou muito e começou a circular na internet mensagens atribuindo a milagre o fato de, na igreja em que morreu a Doutora Zilda Arns, só o crucifixo ter restado de pé. Realmente, a imagem é impressionante. No meio dos escombros, a imagem de Cristo crucificado intacta.
Isso fez-me lembrar uma passagem de minha apagada existência. Quando morava na Itália, ocorria a primeira Guerra do Golfo. Dois pilotos de um caça italiano foram abatidos e feitos prisioneiros no Iraque. Quando libertados, foram recebidos como heróis e toda a imprensa, durante semanas, noticiou o fato, com evidência ao nome dos dois. Eram reportagens, entrevistas, aparições em programas de TV...Enfim, encheu até o saco. De um deles, depois de vinte anos, ainda lembro o nome: Maurizio Cocciolone.
Lembro-me que comentei com o padre que me hospedava: "Don Antonio, esses dois não são os verdadeiros heróis. No meu entender, verdadeiros heróis foram aqueles pilotos não abatidos, que lutaram bravamente e não se deixaram apanhar". Don Antonio - que Deus o tenha - riu e disse-me que comigo ninguém podia.
No caso do crucifixo haitiano, acho que verdadeiro milagre seria se só ele caísse e o restante da igreja ficasse de pé, salvando-se centenas de vidas que estavam lá dentro, inclusive Zilda Arns.
Mais milagre ainda, se tudo caísse e o crucifixo ficasse escorando os escombros, protegendo todos embaixo.
Milagres acontecem.

2 comentários:

  1. Guti disse...

    Dizia um pensador que milagre é tudo aquilo que acontece e nossa mente não consegue explicar. E existem mais coisas que não conseguimos explicar do que as explicáveis. No caso do crucifixo haitiano é simplesmente uma questão de Física. A base do crucifixo é mais larga do que o topo e a estrutura é apoiada apenas nessa base. Daí, para que ele caísse ou se partisse, seria preciso que a base se rompesse. Como todo o objeto sofreu o abalo por inteiro, não houve ruptura da base e o símbolo não caiu. Já a igreja, com vários pontos de apoio, é mais fácil ruir. Tempos atrás, em Vitória, uma menina de família evangélica levou um tiro e foi para o hospital. A família disse que foi um milagre, que deus agiu no “livramento”. Milagre seria a bala chegar perto da menina e cair no chão, sem atingi-la. Ou, se deus quisesse protegê-la, a menina não estaria no local para levar um tiro.

  2. Anônimo disse...

    Bem, Deus escreve certo por linhas tortas! Nós temos o livre arbítrio, as pessoas estarem na igreja ou a menina no local que levou um tiro, não é culpa de Deus! El levou um tiro, poderia ter morrido, mas Deus a salvou!! Isso de fato, é milagre!! Provavelmente você nunca presenciou um milagre na vida!!!
    A menina porderia ter morrido, mas por que levou um tiro?? Tudo acontece por algum motivo! E se a família precisava passar por aquilo para acreditar em Deus ou a própria menina teria q passar por isso para mudar de vida e não fazer algo que faria se estivesse na 'vida antiga'??
    Se duvidarem de Deus, Ele também vai duvidar de vocês.