Anistia

04:32 Postado por Geremias Pignaton

Estranho país este nosso amado Brasil. Depois de 25 anos de democracia, ainda estamos discutindo os crimes cometidos durante a ditadura militar. Supostamente, a lei de anistia de 1979 deveria ter passado uma esponja sobre tudo e pronto, estaria tudo enterrado e acabado. Entretanto, as coisas não se processam assim. Uma lei pode perdoar os crimes, não pode apagar a história deles.
Um lado todo mundo sabe quem é. Tem nome, endereço, fotografia, biografia. O outro lado é uma incógnita.
É comum se divulgar a história de algum ex-guerrilheiro para denegrir sua imagem. Gabeira, Minc, Franklin Martins, Dilma, Zé Dirceu e outros ex-guerrilheiros têm seus nomes divulgados em matérias como assaltantes de bancos, bandidos, assassinos, terroristas.
E os torturadores e assassinos do outro lado? Onde estão? Morreram todos? Não estão mais por aí? O que foi feito deles?
Estão encobertos pela proteção do Estado até hoje.
Não acho que deveríamos puni-los agora, mas temos o direito de saber de suas histórias.

1 comentários:

  1. Fransergio Vandré disse...

    Os grandes capitalistas dos EUA (“os defensores da liberdade”) fomentaram essa e outras ditaduras na américa latina, o pretexto era barrar o comunismo, mas não só: era barrar a própria américa latina, que crescia democraticamente, de forma rudimentar, ainda meio instável, mas com uma característica social muito carregada (péssimo para os grandes capitalistas). Os militares foram usados, foram convencidos do "bicho papão que comia criança do comunismo", e nos suprimiram duas décadas de desenvolvimento democrático. No fim, só foram usados pela elite brasileira e americana deixando a nação com uma dívida externa imensa, que só foi paga “ontem”. O problema é que até hoje eles teimam em dizer que fizeram um bem para o Brasil, “foi para atender um desejo da sociedade” - dizem-, inclusive os novos militares repetem essa asneira. Gostaria que eles explicassem o que eles consideraram como sociedade e como chegaram a essa conclusão. Também não acho que julgá-los hoje seja de grande valia, mas tenho certeza que este período foi um mal desnecessário, triste e vergonhoso. Por isso, acho importante que isso fique mais claro para a toda a sociedade brasileira, e não repita o pensamento da parte da sociedade que mais se beneficiou deste período.
    Os movimentos de guerrilha foram uma resposta à ditadura e não o contrário. "Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer".