Suiriri

03:08 Postado por Geremias Pignaton


A pedido do amigo Guti, está aí o Suiriri. Pássaro de nome científico Tyrannus melancholicus. Em inglês é conhecido como Tropical Kingbird. Acho que o "Kingbird" veio de sua valentia com os outros pássaros que se intrometem na sua área de alimentação.
Habita a América, dos Estados Unidos até a Patagônia. Na Argentina, Paraguai, Uruguai e estados do sul do Brasil, são migratórios, mudando-se para regiões mais quentes no inverno. Além do canto característico, que por onomatopeia originou seu nome popular, esse pássaro possui como característica marcante seu hábito de se alimentar. Ele elege um pouso e de lá executa voos em todas as direções para capturar insetos que passam voando nas imediações. Preso o inseto, ele voa de volta ao pouso para comer. É comum velo batendo o inseto no galho para matar. Podem também se alimentar de frutas.
Muito bem narrado por Guti o hábito de cantar. Ele escolhe horários fixos para as sessões de gorjeios, geralmente no início da manhã e no final da tarde.
Esta ave é muito bem adaptada a invasão humana. É encontrada no interior de grandes cidades, desde que tenha alguma vegetação. Pode pousar para a caça em fios, postes, antenas, telhados ou outras edificações.
Existem várias espécies conhecidas com o nome de Suiriri, mas essa deve ser a referida por Guti.
Registrei um relato ouvido do meu irmão Arísio. Ele conta que, quando trabalhava na estação de Piraqueassu, havia um Suiriri bem manso e acostumado. Eles apanhavam um inseto e o bichinho voava e o tirava da mão.

0 comentários: