Torre Eiffel

01:24 Postado por Geremias Pignaton



Eu, minha esposa e meus dois filhinhos estávamos indo, numa tarde de sol, visitar a Torre Eiffel. Era maio deste ano. Saltamos numa estação do metrô próxima e seguimos, no meio de uma multidão de turistas, por uma calçada, rumo à famosa torre. No caminho ia reparando nos camelôs que vendiam suvenires. A maioria das bugigangas eram pequenas miniaturas da torre feitas de metal. Tinha todos os tamanhos de meio metro para baixo. Eles levavam as torrezinhas penduradas em arames. Normalmente, cada camelô carregava um monte em cada mão. Eram, a maioria, negões africanos e imigrantes do mundo árabe.
Quando faltava uns trezentos metros para chegarmos à torre, começou um frisson entre eles. Notei que eles ficaram inquietos, se é que camelô para quieto. Começou uma correria louca. Ouvia-se um imenso tilintar das torrezinhas de metal batendo uma na outra. Nós, juntamente ao monte de turistas, nos esprememos na calçada para abrir passagem. Gritos e corre-corre para todo lado. Gente atravessava a rua se arriscando no meio dos carros que buzinavam.
Ao longe, pro lado da torre, divisei o motivo da correria. A polícia, com um aparato imenso, fazia uma operação para reprimir a venda ilegal. Policiais em motos, de carro, a cavalo e a pé tocavam apitos que compunham com os gritos, as buzinas e o tilintar das torrezinhas uma barulheira doida.
Em meio àquilo tudo, mesmo assustado, eu, que perco o amigo mas não perco a piada, gritei, a todo pulmão: Ó O RAAAAAPA! Ó O RAAAAAPA! Ó O RAAAAAAPA! Os turistas ao meu redor olharam-me sem entender nada. Lá atrás, longe, ouvi uma gargalhada. Provavelmente um brasileiro.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    olá! essa sua historia é boa eu tambem passei por isso.
    rsrsrsrsr..........

    UM abraço.
    HELENE

  2. Anônimo disse...

    A torre Eiffel cosertesa é o monumento mais bonitoto costruido pelo homem.

    Você sabia que:

    A torre Eiffel foi costruida por Gutave Eiffel em 1.889.

    A torre Eiffel tem 300 m de altitude.

    A torre Eiffel fica no centro de Paris no campo de marte.

    A primeira plataforma tem 45m de altitude,a seguda tem 90m e a terceira tem 300m de altitude.

    beijos:Erika