Hornero

14:32 Postado por Geremias Pignaton

Este pássaro aí da foto é, desde 1928, a "ave de la pátria" da Argentina. "Los hermanos" a escolheram numa eleição e lá ela se chama hornero. Muito parecido com nosso João de Barro, né? Pois bem, é o nosso João de Barro. É uma ave de 20 cm, passeriforme, da família Funarídea, cujo nome científico é "Furnarius rufus". Ocorre em toda a América do Sul. Não gosta das florestas, habita sobretudo os campos e gosta de viver vizinho aos homens. Constrói suas casas em barro parecendo um forninho. Vive aos casais e, como muitas outras aves, são monogâmicos. Existe uma lenda que diz que quando a fêmea trai o macho ele a prende dentro da casinha, fechando a porta do ninho com barro. Não se sabe porque alguns ninhos podem ser encontrados fechados, mas a história não passa mesmo de lenda.
Recordo que em 1991, quando eu morava na Itália, tinha um casal de amigos que eram noivos e estavam construindo juntos uma casa nas terras do pai dele. Trabalhavam sábados e domingos de pedreiros na construção. Alguns domingos fui ajudá-los. Trabalhei de graça, pela amizade, a troco só do almoço e do vinho que bebíamos durante a obra. Apelidei-os, numa alusão ao nosso João de Barro, de casal de "Giovanni di Fango".
O João de Barro é uma das aves mais populares do Brasil.
Seu canto parece uma gargalhada. Alto e sonoro, pode ser ouvido clicando no link a seguir http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=furnarius+rufus

0 comentários: